Como o Ikigai pode transformar a sua vida.

Como o Ikigai pode transformar a sua vida.

Como o Ikigai pode transformar a sua vida. 600 338 Ser Livre

Ikigai significa “razão de ser” em japonês. É algo difícil de definir pois, não é uma filosofia nem um modo de vida, é mais um método ou fórmula, que o japoneses usam para encontrarem o seu propósito na vida e o exercerem.

A primeira vez que ouvi falar em Ikigai, foi numa pesquisa de livros, sobre como encontrar o nosso propósito de vida. Nessa fase da minha vida, estava confortável e julgo que esse era o meu principal problema. Tinha qualidade de vida, zero problemas financeiros, relações positivas e fortes mas, faltava algo mais. Tinha objectivos e metas pessoais que gostava de cumprir, que muitas vezes não as concluía ou ficava a meio.

Após uma formação com um dos meus mentores, percebi que me faltava um propósito que me fizesse lutar por algo mais, um “fogo”interior que me impulsionasse e não me deixasse dormir.

Após pesquisar mais sobre o tema do propósito, descobri então 2 livros que me chamaram à atenção: “O Pequeno Livro do Ikigai” e “Encontre o Seu Ikigai”. Após ler os dois livros e seguir os passos recomendados, consegui ter um novo propósito definido e como o aplicar diariamente.

Para vos dar um exemplo de Ikigai, não vou partilhar o meu, mas escrever este artigo é uma aplicação do meu Ikigai, ou seja, o Ikigai pode nem ser algo que se defina por palavras, tem é que ser accionável. Um exemplo descrito no livro, é de um mestre de sushi, que quer morrer a fazer sushi, o seu propósito é fazer sushi, como se descreve este propósito não sei, mas podemos vê-lo a ser aplicado. Esta foi a grande descoberta que me transformou.

Quando iniciámos a plataforma do Ser Livre, resolvemos começar a aplicar esta fórmula aos novos parceiros. Que além da leitura dos livros, se baseia no preenchimento da folha em baixo e, algum mentoring.

Como se Faz:

Analise o diagrama. Vamos começar pelas perguntas de: “O que adora fazer”“O que o mundo precisa”“Aquilo em que é bom”“O que pode ser, ou foi pago para fazer”. Escreva num caderno, palavras ou frases, correspondentes a cada uma destas áreas.

Procure em seguida pontos de intersecção, começando pela Paixão, Missão, Profissão e Vocação. Ex 1: Se adora escrever, nunca foi pago para tal, mas até podia ser, coloca no círculo amarelo e no azul-claro, depois coloca “escrever“, na intersecção do círculo azul-claro, com o amarelo.

Ex 2: Se é bom em contabilidade e é pago para tal, escreve no círculo verde-claro e no azul-claro. Se já não tem tanta paixão pela contabilidade, queria fazer algo diferente e acha que o mundo não necessita de mais contabilistas, contabilidade vai ficar apenas na intersecção que diz Profissão.

Deixo um diagrama por preencher no fim do artigo. Espero que seja útil e alguma questão, basta colocar nos comentários.