11 Hábitos japoneses para ser mais feliz

11 Hábitos japoneses para ser mais feliz

11 Hábitos japoneses para ser mais feliz 1280 853 Ser Livre

Muitos dos nossos parceiros apreciam a cultura japonesa e já lemos vários livros, relacionados com hábitos japoneses, daí que, decidimos reunir aqueles hábitos que consideramos mais importantes e de maior benefício.

1.Ikebana

É a tradição japonesa de fazer arranjos florais. Os japoneses acreditam em trabalhar em conjunto com a natureza para criar algo belo, harmonioso e reparador.
Deve ser praticada em silêncio.

2.Forest bathing

Significa imergir na floresta e absorver a paisagem, cheiros e sons. A ciência já demonstrou que esta prática permite: reduzir o stress, melhorar o sono, aumentar a concentração e a criatividade.

3.Ceremonial tea

A cerimónia do chá no Japão, exige movimentos precisos. O objectivo é partilhar um momento de beleza e serenidade com alguém.

4.Kintsugi

É a arte japonesa de reparar porcelana com ouro. Os japoneses acreditam que as quebras fazem parte da vida e as falhas podem ser reparadas e, transformadas em algo único.
Requer cuidado e atenção, tal como reparar as feridas da alma.

5.Caligrafia

A caligrafia é considerada uma forma de meditação no Japão. O cuidado na reparação da tinta e a precisão do pincel, exige tranquilidade e concentração no momento presente.

6.Ofuro

São banhos de água quente. Semelhantes a uma mistura entre o spa e a sauna. São adicionadas fragrâncias para uma experiência mais completa e relaxante.

7. Ikigai

O Ikigai é um processo que os japoneses usam para descobrirem o seu propósito de vida. Uma pessoa pode ter um, ou vários Ikigai, mas é um processo fundamental para nos guiar no caminho para uma vida plena e feliz.

8. Melhoria contínua

Baseada na filosofia zen “Melhorar o que foi melhorado, para continuar a melhorar.” Os japoneses acreditam que podemos sempre melhorar algo nas nossas vidas. Um dos livros que melhor explica este conceito é: “The Toyota mindset.”

9. Minimalismo

O conceito japonês de minimalismo não está tão relacionado com ter menos objectos, mas sim em excluir o que não é essencial. Sejam objectos, trabalhos, ou outras actividades.

10. Meditação

Existem várias técnicas de meditação, a mais comum no Japão é a Zazen. Que se baseia em estarmos em silêncio e deixarmos pensamentos, ideias, palavras e imagens, passarem sem nos envolvermos nelas.

11. Mindfulness

Muitas das práticas que os japoneses usam no seu dia-a-dia, conduzem ao mindfulness. Cujo objectivo é focarmo-nos no momento presente. Deixar problemas do passado e não nos preocuparmos com o futuro que desconhecemos.

EnglishPortugueseSpanish