4 Formas em como os animais melhoram o nosso sistema imunitário

4 Formas em como os animais melhoram o nosso sistema imunitário

4 Formas em como os animais melhoram o nosso sistema imunitário 2048 1420 Ser Livre

Os benefícios de ter um animal de estimação são inúmeros, seja a nível físico, mental  e social. Estudos recentes até demonstram que a nível do sistema imunitário, os animais de estimação são importantes.

Aqui ficam 4 maneiras em como os animais podem melhorar o nosso sistema imunitário.

  1. Os animais ajudam as crianças a construir um sistema imunitário saudável.

Não importa quão limpa esteja a nossa casa, os animais contribuem para espalhar sujidade e bactérias. Estudos demonstram que em contacto com esta  biodiversidade de diferentes bactérias as crianças a fortalecem o seu sistema imunitário 

Outro estudo demonstrou que os bebés que nascem em casas com animais também têm sistemas imunitários mais fortes. Este benefício começa antes do nascimento até aos 3 meses de idade.

  1. Os animais podem ajudar a reduzir o stress

Quando estamos stressados o nosso organismo liberta uma hormona que deprime o nosso sistema imunitário. Dispender tempo com os animais de estimação, faz baixar o stress.

Uma investigação demonstrou que quando uma pessoa faz festas num cão, regista uma descida na sua tensão arterial. Noutro inquérito a donos de gatos, 87% afirmou que o gato tinha um impacto positivo no seu bem-estar e 76% afirmou que o gato ajudava a lidar com as situações stressantes do dia-a-dia.

Assim como, observar peixes no aquário ou interagir com um pássaro, também ajudava a reduzir o stress.

  1. Os animais ajudam a reduzir o isolamento.

Estudos recentes demonstram que as pessoas que sofrem de isolamento social, estão mais predispostas a ter problemas de saúde. Se não for possível ter um animal de estimação em casa, participar em sessões de terapia animal ou pedir a um amigo que quando visite leve o seu animal se possível, pode ser extremamente útil.

  1. Os animais inspiram a actividade física.

Seja a passear o cão, ou brincar com o gato, os animais mantêm-nos em movimento e o movimento é fundamental para o nosso bem-estar e reforça o nosso sistema imunitário como demonstra este estudo.

EnglishPortugueseSpanish