5 Passos para Mais Equilíbrio e Menos Stress

5 Passos para Mais Equilíbrio e Menos Stress

5 Passos para Mais Equilíbrio e Menos Stress 1920 1280 Ser Livre

O Stress é a resposta natural do nosso corpo ao turbilhão de eventos que acontecem na nossa vida. Para não deixarmos o stress escalar e tomar controlo do nosso pensamento e corpo, aqui ficam 5 estratégias de simples execução.

1.Come colorido (muito mesmo).

O stress impacta o nosso bem-estar geral e a nossa saúde, a melhor defesa é o ataque. Atesta o teu corpo com refeições equilibradas, que incluam sempre, frutas e vegetais frescos e coloridos

2.Mantém-te fit.

O exercício físico é um relaxante natural. Mais do que bem-estar físico, o exercício também é fundamental para uma boa saúde mental. Aumenta as endorfinas, que são analgésicos naturais. Em apenas 20min de cardio, começamos a sentir o stress a desaparecer e um súbito aumento de energia e bem-estar, que pode durar até 3h.

3.Dorme muito.

Dormir é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. O stress dificulta a nossa capacidade de adormecer e ter um sono reparador, o que leva a mais stress e menos Zzzzzzzzs. Quebra este ciclo vicioso com uma rotina noturna, que induza o sono. Somos criaturas de hábitos, portanto cria um ritual centrado no relaxamento e alívio do stress, como um banho de sais.

4.Cuida de ti.

O stress cresce com o caos e envelhece-nos por dentro e por fora. Ao aumentar a produção de cortisol, o stress lentamente vai quebrando as moléculas de colagénio e elastina, causando rugas, inflamação, papos nos olhos, rash cutâneo e acne. Cria um regime de saúde para  a tua pele, que ao mesmo tempo seja relaxante, quando o estiveres a pôr em prática.

5.Atenção aos gatilhos.

O stress está conectado às emoções. Faz um diário com comportamentos e situações que despoletem ansiedade e tensão. Volta a tua atenção para estratégias de coping, que criem sensações de relaxamento corporal e mental. Começa por controlar a respiração, aprende o método de respiração do Wim Hof, para quando a respiração se torna rápida e/ou irregular. Se sentires a frequência cardíaca a aumentar, para o que estás a fazer se possível, fecha os olhos e coloca o poder da visualização em acção. Se previres que o dia vai ser stressante, acorda um pouco mais cedo para praticar yoga, meditação, caminhar, exercício físico ou outra actividade que te diminua a ansiedade e, ajude a colocar as coisas em perspectiva.  

Acima de tudo sê gentil contigo. Todos sentimos stress e todos tentamos lidar com ele, da melhor maneira que podemos e sabemos. Pequenos passos e acções podem colocar-te de novo em controlo da situação e eliminar o stress.

EnglishPortugueseSpanish