5 Formas de ser um consumidor mais consciente

5 Formas de ser um consumidor mais consciente

5 Formas de ser um consumidor mais consciente 926 655 Ser Livre

Alguma vez pensou no poder que tem cada vez que compra alguma coisa? Desde cedo, somos levados a acreditar que as nossas escolhas individuais não têm impacto ou importância, mas, na verdade, uma mudança, por mais pequena que seja, pode ter implicações enormes. Para começar, tem um papel a dizer nas decisões empresariais de continuar com a forma atual de produzir as coisas ou de encontrar novas alternativas. A mudança de pequenas escolhas de compra decide a sorte das marcas que competem pelo seu dinheiro.

O poder que possui enquanto consumidor é enorme. Importa, no entanto, saber como o usar da melhor forma possível, de modo a que as suas acções possam ter reais impactos no mercado e na sociedade.

Importa ter bem presente que cada vez que compra alguma coisa, está a votar. Está a votar num produto, numa empresa, num serviço. Está a concordar com os ingredientes, modos de produção, políticas sociais, ambientais ou humanas que estejam por trás.

Existem várias formas de exercer este poder de voto. Pode ver aqui as 5 que consideramos mais relevantes:

  • Exija transparência e informação em todas as fases da cadeia de valor de um determinado produto – e, quando assim seja necessário, exija a mudança de posturas negativas, como por exemplo violação de direitos humanos ou infração de boas práticas ambientais;
  • Faça boicotes de consumo – sempre que um produto, uma marca ou uma empresa não cumpram valores sociais, humanos ou ambientais, deixe de o comprar e opte por opções mais sustentáveis;
  • Escolha produtos certificados ou de proveniência conhecida – quando não souber que produtos comprar ou como identificar a sua proveniência, aposte em produtos certificados (por exemplo, comércio justo ou agricultura biológica). Compre diretamente ao produtor e apoie pequenos negócios locais;
  • Reduza o consumo – pelo bem do Planeta, diminua os seus hábitos de consumo: já pensou na quantidade de coisas que tem em casa e que (provavelmente) nunca utiliza?
  • Passe a palavra – sempre que descobrir um produto com um impacto negativo nas pessoas e no Planeta, não guarde a informação só para si. Passe a palavra (sem impor uma atitude) e informe os seus amigos ou conhecidos. Faça o mesmo para produtos com impacto positivo. O conhecimento é o primeiro passo para a mudança.

Uma decisão de compra tem sempre repercussões sobre terceiros.