A fórmula S.M.A.R.T. para alcançar objectivos.

A fórmula S.M.A.R.T. para alcançar objectivos.

A fórmula S.M.A.R.T. para alcançar objectivos. 1600 951 Ser Livre

Todos nós já sabemos a importância de escrevermos os nossos objectivos. Vários estudos apontam que as pessoas que escrevem os seus objectivos, têm uma probabilidade muito maior de os alcançar do que aqueles que não os escrevem.

Aqui apresentamos a fórmula que funcionou e funciona, para os parceiros Ser Livre e que utilizamos com todos os novos membros, que chegam à nossa equipa.

S (specific): O objectivo deve ser o mais específico possível.
Ex: Em vez de: “A partir de Setembro vou começar a perder peso.” é mais eficaz: “Até ao dia 30 de Setembro vou perder, 8kg.”

M (measurable): O objectivo deve ser passível de ser quantificado pois, o que não é quantificável, não é alcançável.
Ex: “Vou fazer algo mais, para aumentar os meus rendimentos em 10%, ao fim de 3 meses.”.

Achievable (alcançável): Se apontarmos para as estrelas, chegamos à Lua, mas para chegar à Lua, temos que fragmentar o nosso caminho até às estrelas em pequenos passos.
Ex: “Quero começar o meu negócio próprio e facturar 100.000€ até ao fim do ano”. Em que dia e mês é que vou começar, quanto vou precisar de investimento inicial, quais os primeiros passos a dar, quanto vou ter de despesas mensais, quanto tempo tenho disponível para alocar diariamente, quanto tenho que facturar por mês para atingir o break-even, de quantas pessoas preciso na minha equipa, com quem me vou aconselhar, etc.”

Relevant (relevante): No Ser Livre consideramos que o principal obstáculo a não atingirmos objectivos, prende-se com o facto de os mesmos não serem verdadeiramente importantes para nós.
Ex: Imaginemos um casal com filhos, que coloca como objectivo, fazer e poupar dinheiro para uma viagem de sonho no próximo verão. Imaginando que define o objectivo em Setembro, mas se não alcançar o objectivo também não vem mal maior ao mundo, o mais provável é que a viagem não se realize e, façam férias no local habitual. O objectivo tem que ser de extrema importância, se não, não vai funcionar.
Imaginemos o mesmo casal, mas neste caso precisam de dinheiro para fazer um tratamento para um dos filhos. Toda a sua estrutura familiar, pensamento e acção (provavelmente nem vão dormir bem), vai ser focado nesse objectivo. É custe o que custar, ou sim ou sim e é simulando esta necessidade extrema, que os objectivos são alcançados.

Time (tempo): “Um objectivo sem data, é uma ilusão.” Se não colocarmos data de término, em todo e qualquer objectivo, muito dificilmente o vamos alcançar. Todos temos as nossas rotinas, horários etc, como tal para alcançar um objectivo que nunca alcançámos, temos que romper com velhos hábitos e comportamentos. Para tal, devemos colocar uma data com significado pessoal e emocional, para nos obrigar a focar no dia da conclusão do objectivo e, como nos vamos sentir após o termos alcançado.

Se tens muitas ideias e objectivos mas não sabes por onde começar, agenda uma reunião connosco para falarmos sem compromissos de ambas as partes e estudarmos possibilidades de colaboração: https://www.ser-livre.com/formulario/