8 Passos para ser um consumidor consciente.

8 Passos para ser um consumidor consciente.

8 Passos para ser um consumidor consciente. 1600 740 Ser Livre

Cada vez mais os consumidores, têm preocupações sobre os produtos que compram e a sua sustentabilidade ambiental. Aqui ficam algumas dicas dos nossos parceiros do Ser Livre que fazem um consumo 100% eco nas suas casas.

  1. Investigue sobre a origem do produto (marca).
  2. Veja onde foi fabricado e como foi.
  3. Procure símbolos que atestem ser bio ou eco e informe-se sobre os significados dos mesmos.
  4. Procure prémios de sustentabilidade ambiental. que possam ter sido atribuídos às marcas, pelo seu compromisso.
  5. Ser eco e bio não significa, ter que ser uma “mezinha”. Os melhores produtos eco e bio em termos de limpeza, têm constituintes que não são totalmente naturais mas, desde o fabrico até que são usados, são inofensivos e não poluem. Vinagre e outros produtos por vezes usados, para limpar bancadas de cozinha e outras superfícies, não matam a maioria das bactérias como: Escherichia coli, staphylococcus aureus. Nem existem estudos a atestar a sua eficácia contra estes e outros microorganismos.
  6. Procure supermercados bio. A maioria dos produtos encontrados em grandes superfícies, inclusive vegetais, frutas e hortaliça, não são biológicos e têm origem em produções intensivas recheados de pesticidas, herbicidas, entre outros. Não falando dos produtos de limpeza.
  7. Há plástico e plástico. O plástico tem uma classificação própria sobre a sua origem e o quão reciclável pode ser. Existem por exemplo palhinhas de papel mais difíceis de reciclar que algum plástico. Existem tabelas que categorizam o plástico.
  8. Ao comprar está a votar. É importante termos consciência de que quando compramos algo, de determinada marca, estamos a ser parte da solução ou continuidade do problema. Pensemos sobre isto antes de comprar, tendo recolhido informação sobre a marcas que vamos adquirir, antes de o fazer.